Pênfigos e Doenças Bolhosas

Pênfigo é uma doença autoimune rara que causa formação de bolhas na pele e nas mucosas (boca, nariz, garganta, olhos e órgãos genitais).

Em pessoas com pênfigo, o sistema imunológico está funcionando em excesso e ataca células da epiderme e das mucosas. O sistema imune produz anticorpos contra proteínas na pele, chamadas desmogleínas. Estas proteínas formam a cola, que mantém as células da pele agrupadas e a pele intacta.

Quando desmogleínas são atacadas, as células da pele se separam umas das outras e o fluido que existe entre as células pode correr, formando bolhas que não cicatrizam.

Não se sabe o que desencadeia a doença, entretanto, há evidências de que algumas pessoas tenham predisposição genética para tal.

Em casos raros, a doença pode ser desencadeada por certos medicamentos.

O Pênfigo não é uma doença contagiosa. O pênfigo ocorre igualmente em homens e mulheres

No Brasil, há um tipo particular de pênfigo que ocorre com maior frequência e em pessoas que vivem nas florestas tropicais (Pênfigo Foleáceo – Fogo selvagem).

O tratamento para o pênfigo vulgar envolve o uso de corticosteróides orais em altas doses e drogas imunossupressoras (que suprimem o sistema imunitário).

Algumas drogas imunossupressoras usadas são a azatioprina, cilclofosfamida, ciclosporina, dapsona,  micofenolato de mofetila.