Infiltração de lesões de pele
Infiltração de lesões de pele

A injeção de corticóide (geralmente o acetato de triancinolona), através de uma pequena seringa de insulina, é o tratamento mais usado para amenizar os quelóides e cicatrizes hipertróficas (cicatrizes altas). O seu uso precoce impede as cicatrizes de ficarem muito extensas e ainda ajuda a deixá-las mais planas.
As injeções podem ser repetidas a cada 1 ou 2 meses. Este tratamento pode ser associado ao uso da fita de corticóide ou fita de silicone.

 

Exérese
Exérese

Consiste em uma pequena cirurgia com bisturi para retirada de lesões de pele malignas ou benignas.  Primeiramente é feita uma anestesia local injetável e depois a incisão é feita com bisturi ao redor da lesão, onde deve-se deixar uma margem de segurança para que seja retirada por completa a lesão.

Cada local do nosso corpo deve respeitar uma direção na hora de se fazer a incisão para evitar cicatrizes muito aparentes. A sutura deverá ser feita da melhor e mais delicada maneira para que se evite cicatrizes de má aparência e a lesão é encaminhada para análise histopatológica.
O curativo deve permanecer 24 horas e o paciente deve voltar entre 7 e 14 dias para retirada dos pontos.

Eletrocoagulação
Eletrocoagulação

A eletrocoagulação é um procedimento cirúrgico muito utilizado para o tratamento de pequenas lesões da pele, como verrugas, ceratoses, siringomas, fibromas moles entre outras.

Consiste na destruição das lesões com o uso do aparelho que produz um faísca elétrica que destrói o tecido pela desidratação, ruptura e carbonização das células.

O procedimento requer anestesia prévia injetável ou tópica( pomada) . Logo após a sua realização fica uma crosta escura que é eliminada, gradativamente, com a cicatrização da ferida cirúrgica.

Shaving + Eletrocoagulação

O procedimento pode ser combinado com a técnica de shaving ou excisão tangencial, na qual é feita a retirada de uma lesão cortando-a com uma incisão realizada paralelamente à superfície da pele. Pode-se usar um bisturi ou uma tesoura de ponta fina.

Uma vez removida a lesão, a eletrocoagulação com baixa intensidade é utilizada para finalização do procedimento, com a finalidade de interromper o sangramento

Criocirurgia – Nitrogênio líquido
Criocirurgia – Nitrogênio líquido

É um processo terapêutico baseado no tratamento de lesões pelo frio, através da aplicação de um gás ( nitrogênio líquido a -195,8ºC). É um método seguro, limpo, rápido e altamente eficaz.

Indicação:

Pode ser utilizada como tratamento para alguns tipos de câncer de pele iniciais, lesões pré malignas, ceratoses actínicas e seborreicas, verrugas.

Biópsias
Biópsias

É um procedimento simples no qual um pequeno fragmento da pele ou da mucosa é retirado para análise no microscópio.  As biópsias cutâneas podem ser feitas com um “punch” (pequeno aparelho), ou por excisão com bisturi. Todas as técnicas são precedidas por anestesia local, sem risco para o paciente, realizadas no próprio consultório .