Ceratoses

Conhecido também por Queratose, é uma alteração da camada mais superficial da pele (camada córnea). Pode se apresentar clinicamente como manchas marrons graxentas, ou casquinhas brancas e ásperas na pele.

Tipos de ceratose :

Ceratose Actínica (ou queratose actínica):

É uma lesão de pele causada pelo sol (por isso chamada actinica). Normalmente surge em áreas expostas ao sol como face, orelhas, couro cabeludo, colo, dorso das mãos e antebraços. Quando localizada nos lábios se denominam queilite actínica. Pessoas de pele clara e olhos claros ou que trabalharam muitos anos no sol  são as mais suscetíveis de apresentar essas lesões.

É conhecida também como ceratose solar ou senil, pois a exposição solar crônica é que a provoca. Por isso são mais encontradas em pessoas idosas. É considerada uma lesão pré-maligna, pois pode evoluir para o carcinoma espinocelular. Deve ser tratada com nitrogênio líquido, curetagem,  ácidos ( ácido tricloroacético) ou terapia fotodinâmica.

Ceratose Seborreica:

É uma lesão benigna da pele, geralmente arredondada ou irregular, de coloração acastanhada, amarronzada ou negra, e de aspecto verrucoso, graxento. Aparece principalmente na face e tronco e pode crescer se tornando volumosa. Geralmente é de origem genética e benigna. Poder ser retirada por questões estéticas, através de eletrocauterização elétrica, curetagem ou exérese.