Hiperidrose
Hiperidrose é um excesso desagradável de suor em uma ou várias partes do corpo.As pessoas que têm Hiperidrose podem apresentar um aumento de sudorese em situações inexplicáveis e sem qualquer causa aparente. Este aumento do suor aparece normalmente nas axilas, mas pode aparecer nas mãos, nos pés, no rosto ou em qualquer outra parte do corpo.
A Hiperidrose atinge homens e mulheres e se manifesta em várias idades.
Ela pode ser classificada como primária ou secundária. A hiperidrose primária geralmente se inicia na adolescência (ou mesmo antes) e parece ter origem na herança genética.
Antigamente se associava a Hiperidrose primária a problemas psicológicos mas ela tem causa genética, já se nasce com a tendência, embora o estresse e a ansiedade possam piorar o quadro.
A Hiperidrose secundária pode começar em qualquer momento da vida e pode ser devida a distúrbios das glândulas tireóide ou hipófise, diabetes, tumores, menopausa ou certos medicamentos.
Os portadores de Hiperidrose Axilar (axilas) se queixam de roupas excessivamente molhadas, manchadas e danificadas, aspecto de má higiene, impressão de descontrole emocional e falta de adaptação aos trajes necessários para o trabalho.
A Hiperidrose pode ser tratada com medicamentos tópicos, comprimidos, aplicação de toxina botulínica, aspiração das glândulas sudoríparas das axilas ou cirurgia (simpatectomia).