Cicatrizes de acne

O ato de apertar e espremer cravos e espinhas deixam marcas no rosto, que são as cicatrizes de acne. Tais cicatrizes podem se apresentar como pequenos furos espalhados na face.

Vários tratamentos podem ser utilizados para a melhora das cicatrizes de acne e a indicação de cada um deles depende de cada caso . Pode ser necessária a associação entre métodos de tratamento para melhores resultados.

As técnicas mais utilizadas são:

  • Subcisão

Utilizada para elevar cicatrizes deprimidas, a técnica consiste em liberar a pele da fibrose cicatricial que a puxa para baixo. É feita pela introdução de agulha cortante sob a cicatriz, em movimentos de vai-vem, que cortam o tecido fibroso, soltando a pele. Um hematoma resultante do trauma estimula a formação de tecido colágeno no local, que também vai ajudar a elevar a cicatriz.

  • Microagulhamento

O tratamento é feito com rolo que possui agulhas muito finas, esterilizadas, posicionadas de forma simétrica em fileiras.

O rolo é passado várias vezes nas áreas com cicatrizes, em várias direções e sentidos, produzindo inúmeras microperfurações na pele que estimulam a formação de novo colágeno.

O derma roller não pode ser reutilizado, nem realizado em casa. O risco da má utilização de um dermaroller é a infecção grave da face por bactérias e fungos.

É realizada anestesia prévia com pomadas anestésicas potentes.

  • Laser de CO2 Fracionado e Laser Fraxel

Atua sobre furos microscópicos que ficam sob a epiderme e dentro da derme. Esses pequenos furos fazem com que mais colágeno seja produzido, o que preenche as cicatrizes causadas pela acne, dando origem a uma pele macia e rejuvenescida.

  • Preenchimento Cutâneo

Para as cicatrizes deprimidas que desaparecem quando a pele é esticada, o preenchimento pela técnica é uma boa indicação. São injetadas substâncias como o ácido hialurônico debaixo da cicatriz, levantando-a.