Melasmas

O melasma são manchas amarronzadas  que surgem, geralmente, nas bochechas, testa e buço após intensa exposição solar.Outro fator que influencia no surgimento e agravamento dessas manchas é a exposição ao calor com mormaço, mesmo sem exposição solar.

Os hormônios durante a gestação e uso da  pílula anticoncepcional também podem contribuir.

O aparecimento da disfunção é mais recorrente em mulheres com idade entre 20 e 40 anos, mas também pode afetar homens.

O melasma não tem cura, mas pode ser controlado com tratamentos adequados, preferencialmente na fase inicial das manchas.

No tratamento podem ser utilizados clareadores a base de ácido retinóico, glicólico, hidroquinona, ácido kójico, arbutin, ácido tranexâmico,  vitamina C e peelings químicos realizados no consultório.

Em casos selecionados, a tecnologia do laser NdYAG 1064 Q-swiched (leia no link abaixo sobre o Laser Spectra), pode ser recomendada.

O uso do ácido tranexâmico injetável também tem sido utilizado com resultados positivos. O medicamento é aplicado, através de uma agulha fina, na derme abaixo da mancha e age bloqueando os estímulos que fazem com que o melanócito produza mais melanina.

Outros procedimentos como os lasers fracionados (CO2) e a Luz Intensa Pulsada são contraindicados, uma vez que agridem o melanócito e podem piorar o melasma, apesar de poder ocorrer uma melhora inicial.

Comprimidos antioxidantes, à base de polypodium leucotomos ou picnogenol, também podem ajudar.