A Terapia Fotodinâmica (TFD) consiste na aplicação de um medicamento (aminolevulinato de metila) na pele, que se acumula nas células tumorais. Durante 3 horas o paciente fica com o medicamento na pele com curativo de papel alumínio (a aplicação do medicamento é realizada no consultório, mas o paciente pode aguardar as 3 horas seguintes em casa)
Após 3 horas o curativo é retirado na clínica Lumina Laser e a região é irradiada com um aparelho chamado Aktilite que emite luz vermelha ativando o medicamento gerando uma reação que causa morte das células malignas.
A TFD é indicada para o tratamento de ceratoses actínicas, carcinoma basocelular superficial e/ou nodular, carcinoma espinocelular in situ (doença de Bowen), quando outras terapias disponíveis forem consideradas inadequadas devido à possível morbidade relacionada ao tratamento (ex: idosos com risco cirúrgico aumentado) e em áreas onde os resultados estéticos são deficientes e a abordagem cirúrgica é difícil, como lesões localizadas na região da face, couro cabeludo, orelhas, e lesões extensas ou recorrentes.
Para o tratamento da ceratose actínica, uma sessão de terapia fotodinâmica deve ser administrada. As lesões tratadas devem ser avaliadas após três meses e, se necessário, realizada uma segunda sessão da terapia fotodinâmica.
Para o tratamento do carcinoma basocelular (CBC) e carcinoma espinocelular in situ (doença de Bowen), duas sessões utilizando lâmpada LED vermelha devem ser administradas com um intervalo de uma semana entre elas.
Não é indicado para o tratamento do Melanoma.